sábado, 27 de fevereiro de 2016

Literatura Indígena

Talvez, a maioria dos Brasileiros ao longo de sua vida nunca leu se quer um livro de literatura indígena, o que é um tanto engraçado já que nossas raízes são indígenas antes de qualquer outra... Eu considero isso como passar a vida toda sem saber quem são seus pais. É mais que necessário conhecer o povo do qual somos descendentes.
A Literatura Indígena é uma conquista recente para os indígenas e ainda pouco estudada. Guardando os sons de seus avós e avôs, as histórias sempre foram transmitidas através da fala (oralidade), ensinando as novas gerações a guardarem na memória tudo o que aprenderam com seus antepassados. É através desta que há o resgate histórico das diferentes visões de cada etnia indígena.As características da literatura indígena são a história de seu povo e da vida de um índio.
O contato com a literatura indígena nos desafia e proporciona o encontro com este outro cuja relação com a terra, o divino, a ordem social, a história, as artes, problematiza nossa própria relação com estes elementos e com a nossa própria identidade. Toda leitura interage com a cultura e os esquemas dominantes de um meio e de uma época. O contato com a literatura indígena pode possibilitar ao leitor não índio uma reflexão sobre sua própria comunidade interpretativa e sua relação com os demais povos.
Mesmo havendo a publicação de contos, poemas, crônicas, textos de diversos gêneros, poucos são os leitores que leem estes textos como obras literárias ou neles buscam mais que o elemento exótico que torna a identidade indígena do autor objeto de curiosidade.
É importância a divulgação da literatura indígena nas escolas, mas muitos professores desconhecem os autores indígenas ou julgam suas obras por critérios canônicos ocidentais de literariedade, o que faz com que não reconheça nestas textualidades valor estético comparável àquele dos textos recomendados nos currículos e exigidos em exames e concursos.
A melhor maneira de resolver problemas sociais é através da educação, e o fato de ainda existir preconceito para com a literatura indígena não deixa de ser um problema social. Através do contato com as textualidades indígenas nas escolas, estereótipos podem ser debatidos e desfeitos, visões de mundo restritas têm a chance de ser ampliadas e o multiculturalismo pode alcançar expressão.
Para que a literatura indígena alcance a sala de aula, é preciso que seus leitores, professores e alunos, disponham de referenciais teóricos para que as textualidades indígenas sejam interpretadas em sua contextualização cultural e estética. Em consequência, é importante que os leitores jovens aprendam a perceber como cada cultura conta suas histórias e sua relação com o mundo e com o outro, até mesmo para que as programações culturais possam ser revistas e questionadas, para que visões pré-concebidas e estereotipadas do outro sejam desfeitas.


Referência:

http://www.scielo.br/pdf/edreal/v38n4/09.pdf

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