Literatura Indígena
Talvez, a maioria
dos Brasileiros ao longo de sua vida nunca leu se quer um livro de literatura
indígena, o que é um tanto engraçado já que nossas raízes são indígenas antes
de qualquer outra... Eu considero isso como passar a vida toda sem saber quem
são seus pais. É mais que necessário conhecer o povo do qual somos
descendentes.
A Literatura Indígena é uma conquista recente para os indígenas e
ainda pouco estudada. Guardando os sons de seus avós e avôs, as histórias
sempre foram transmitidas através da fala (oralidade), ensinando as novas
gerações a guardarem na memória tudo o que aprenderam com seus antepassados. É
através desta que há o resgate histórico das diferentes visões de cada etnia
indígena. As características da literatura indígena são a
história de seu povo e da vida de um índio.
O contato com a literatura indígena nos
desafia e proporciona o encontro com este outro cuja relação com a terra, o
divino, a ordem social, a história, as artes, problematiza nossa própria
relação com estes elementos e com a nossa própria identidade. Toda leitura
interage com a cultura e os esquemas dominantes de um meio e de uma época. O
contato com a literatura indígena pode possibilitar ao leitor não índio uma
reflexão sobre sua própria comunidade interpretativa e sua relação com os
demais povos.
Mesmo havendo a publicação de contos,
poemas, crônicas, textos de diversos gêneros, poucos são os leitores que leem
estes textos como obras literárias ou neles buscam mais que o elemento exótico
que torna a identidade indígena do autor objeto de curiosidade.
É importância a divulgação da
literatura indígena nas escolas, mas muitos professores desconhecem os autores
indígenas ou julgam suas obras por critérios canônicos ocidentais de literariedade,
o que faz com que não reconheça nestas textualidades valor estético comparável
àquele dos textos recomendados nos currículos e exigidos em exames e concursos.
A melhor maneira de resolver problemas
sociais é através da educação, e o fato de ainda existir preconceito para com a
literatura indígena não deixa de ser um problema social. Através do contato com
as textualidades indígenas nas escolas, estereótipos podem ser debatidos e
desfeitos, visões de mundo restritas têm a chance de ser ampliadas e o
multiculturalismo pode alcançar expressão.
Para que a literatura indígena alcance
a sala de aula, é preciso que seus leitores, professores e alunos, disponham de
referenciais teóricos para que as textualidades indígenas sejam interpretadas
em sua contextualização cultural e estética. Em consequência, é importante que
os leitores jovens aprendam a perceber como cada cultura conta suas histórias e
sua relação com o mundo e com o outro, até mesmo para que as programações
culturais possam ser revistas e questionadas, para que visões pré-concebidas e
estereotipadas do outro sejam desfeitas.
Referência:
http://www.scielo.br/pdf/edreal/v38n4/09.pdf
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