sábado, 27 de fevereiro de 2016

CULTURA INDÍGENA

Os índios brasileiros viviam em um paraíso onde sua cultura era preservada. Porém, na chegada dos europeus, esse delicado contexto foi desaparecendo aos poucos. As intensas emoções que os indígenas compartilhavam em suas aldeias mudaram completamente. Sentimentos de revolta, dor e tristeza são relatados quando observamos seus mitos, rituais, poesias e a cosmologia. Assim, a partir da forma de expressão deles é possível notar o significado de ser índio. Muitos desses sentimentos indígenas nos fazem refletir hoje o passado e o futuro de modo a preservar não só a cultura de um povo, mas de todos.
Figura 1: Índios frequentando a escola
O contato do branco com os índios, desde o início da colonização, sempre foi prejudicial a eles e à cultura indígena em geral, pois funcionaram como elemento destribalizador (arrancar o indígena, por educação artificiosa e prolongada ausência, ao espírito coletivo de onde é originário, no que esse espírito tem de peculiar e humano), pois foram tomadas suas terras e o mais importante de um povo, seus valores culturais.
Com o passar o tempo, foi se perdendo a grande diversidade cultura das tribos indígenas, sem que pudessem ser estudadas. Por outro lado, adaptados ao seu meio ambiente, não possuindo defesas contra as doenças da civilização, muitos morreram por conta das gripes, sarampo, sífilis e outras doenças. Assim, de milhões de indígenas, hoje restaram apenas 350 mil deles. Foram 500 anos onde houve escravidão, catequização, miscigenação e dizimação. Qualquer coisa que se diga sobre os índios do Brasil será pouco. A dívida do branco civilizado para com o indígena é alta e pesada demais.
É através da cultura que há o resgate histórico das diferentes visões de cada etnia indígena. Sabemos que a cultura indígena foi sendo apagada pelo europeu, mas ainda verificamos os vestígios que não são simplesmente banidos da cultura. É algo que está enraizado em um povo e que mesmo sofrendo dominações não se exclui.
No Brasil é a forma de visualizar os mitos, os rituais, a cosmologia indígena e outros que nos fazem observar um novo mundo e uma nova cultura. Cultura esta que foi sendo negada até o século XX, mas uma lei aprovada em 10 de março de 2008, a Lei 11.645, tem como meta mudar esta triste realidade:
“Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
§ 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
§ 2o Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.”
Figura 2: Índios se formando junto a outros grupos étnicos
Ainda no século XXI essa literatura vem sendo negada, pois a cultura etnocentrista ainda faz parte da história e muitas pessoas, até os mais estudiosos tem preconceitos quanto ao assunto.
  
Religião e crenças

Figura 3: festejo
Fetichistas, os indígenas temem a um Deus bom, conhecido como Tupã e um espírito maligno, conhecido como Anhangá ou Jurupari. Algumas tribos adoravam o Sol (Guaraci – mãe dos viventes) e a Lua, Tupã.
O culto dos mortos era rudimentar, algumas tribos incineravam seus mortos, outras os devoravam, e a maioria, como não havia cemitérios, encerrava seus cadáveres na posição de fetos, em grandes potes de barro, encontrados suspensos tanto nos tetos de cabanas abandonadas como no interior de sambaquis, além disso, os mortos eram pranteados obedecendo-se a uma hierarquia.

Costumes, Produção, Artes e Habilidade

Figura 4: moradias (oca), visão interna
As sociedades indígenas são diferenciadas entre si; línguas distintas, traços de caráter, mitos. Podemos estimar que Os grupos indígenas do Brasil foram classificados em 11 áreas culturais.
Em relação à moradia, os índios costumam morar em ocas ou malocas, que medem mais ou menos 20 metros de comprimento por 10 metros de largura e 6 metros de altura, onde cada maloca possui um chefe daquele grupo.
Na maioria dos grupos o casamento pode ser dissolvido. Preservam a infância da mulher que só pode se tornar esposa após a primeira menstruação. Não existem padrões morais de virgindade ou adultério, tudo se resolve com conversas entre parentes próximos e com acordos entre as famílias. Temos tribos matriarcais, patriarcais, monogamia e poligamia.
Além de sobreviverem da subsistência, eles também costumam construir seus próprios acesubsistêndica.

Tecidos

As vestimentas usadas pelos índios estão relacionadas às necessidades climáticas, à observação da natureza e aos seus ritos e festas. Esta é a razão de usarem quase nada para se cobrirem, uma vez que vivemos em país tropical.

Pintura

Figura 5: elementos da cultura indígena
Os índios pintam seu corpo, sua cerâmica e seus tecidos com um estilo que podemos chamar “abstrato”. Observam a natureza, mas não a desenham. Geralmente não matam as aves para comer, usam apenas suas penas coloridas, que guardam enroladas em esteiras para conservar melhor, ou em caixas bem fechadas com cera e algodão.


Canoas

São usadas principalmente três tipod de canoas. As maiores (igaras, igaratés ou igaraçus), construídas de troncos de árvores rijas; as ligeiras (ubás), feitas de grossas cascas vegetais; e as pequenas e velozes (jangadas), constituíam-se de vários paus amarrados uns aos outros por fibras vegetais.

Cestaria

Figura 6, culinária indígena
Enquanto arte, em cada peça produzida existe também uma preocupação estética, identificando o artesão que a produziu e aquela sociedade da qual ela é cultura material.
Para uso e conforto doméstico, podem-se citar os cestos coadores, que se destinam (filtra líquidos); os cestos tamises, (peneira a farinha) e os cestos recipientes (armazenar conteúdo sólido ou liquido ).

Cerâmica

A confecção de cerâmica é muito antiga e surgiu ainda no período Neolítico, espalhando-se, aos poucos, pelas diversas regiões da Terra. Tradicionalmente, a produção da cerâmica, entre os povos indígenas que vivem no Brasil, é totalmente manual.
Desta forma são produzidos objetos utilitários, objetos votivos ou rituais, instrumentos musicais, cachimbos, objetos de adorno e outros.
A argila é a matéria-prima básica empregada na confecção da cerâmica. O tratamento dado à superfície das peças varia muito de povo para povo e de acordo com o uso que será dado a cada objeto, podendo apresentar-se tosca, alisada, polida, decorada. Finalmente, a louça de barro, como é comumente conhecida, pode ser queimada ao ar livre (exposta ao oxigênio), ficando com uma coloração alaranjada ou avermelhada, ou pode ser queimada em fornos de barro, fechados, que não permitem o contato com o oxigênio, o que deixa uma coloração acinzentada ou negra.

Música

São amantes da música, que praticam em festas de plantação e de colheita, nos ritos da puberdade e nas cerimônias de guerra e religiosas. Os instrumentos musicais são: toró, boré, o mimbi e o uaí.


Referências:

http://m.brasilescola.uol.com.br/cultura/cultura-indigena.htm
http://www.coladaweb.com/cultura/cultura-indigena

Referências das imagens:

https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjbn9vBsevKAhWFkZAKHUL7AXAQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fcultura.culturamix.com%2Fregional%2Famericas%2Fcultura-indigena&bvm=bv.113943665,d.Y2I&psig=AFQjCNEdG4CMeo1KJjFBjbBNMo7kd42GXA&ust=1455131510377228

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https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjMn_X7r-vKAhWICpAKHS7vCwQQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Fmato-grosso%2Ffotos%2F2011%2F11%2Fveja-galeria-com-imagens-de-aldeia-de-indios-do-interior-de-mato-grosso.html&psig=AFQjCNGFky7hdGLAjMU1nryv3zOgutxr4w&ust=1455130827896580

https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=&url=http%3A%2F%2Fwww.ufac.br%2Fportal%2Fnews%2Fufac-forma-1a-turma-de-professores-indigenas&psig=AFQjCNEvby1nUk1a9PTsHjwSdXuxzxnUcQ&ust=1455131029103162


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